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quinta-feira, 17 de março de 2011

Situações Problemas


  1)  Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou 
–15° pela manhã. Se a temperatura descer mais 13°
o termômetro vai marcar...

(A) - 28°.
(B) - 2°.
(C) 2°.
(D) 28°.
 2) Sendo N = (-3)² – 3², então, o valor de N é

(A) 18.
(B) 0.
(C) –18.
(D) 12.

3)  Na reta numérica da figura abaixo, o ponto E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto
F, ao inteiro -7.


               ---a--b--c--d--e--f--g--h--i--j--k--l--m---
                                   -9 -7


Nessa reta, o ponto correspondente ao inteiro zero estará
(A) sobre o ponto M.
(B) entre os pontos L e M.
(C) entre os pontos I e J.
(D) sobre o ponto J.

4)  Em uma loja de informática, Paulo comprou: um computador no valor de 2200 reais, uma
impressora por 800 reais e três cartuchos que custam 90 reais cada um. Os objetos foram
pagos em 5 parcelas iguais. O valor de cada parcela, em reais, foi igual a

(A) 414.
(B) 494.
(C) 600.
(D) 654.
 5)  Imagine que uma pessoa tem R$500,00 depositados em um banco e faça sucessivos saques:
1º saque: R$200,00
2º saque: R$100,00
3º saque: R$300,00
Qual o saldo no banco dessa pessoa após os saques?.

Possíveis soluções para esta situação-problema:
- Descontar ou contar pra trás. Isto é, ir diminuindo a cada saque: após o primeiro saque restam R$300,00 na conta, após o segundo saque restam R$200,00 na conta e após o terceiro saque, o saldo fica negativo em R$100,00. Ou seja, o saldo no banco será de R$100,00.

6)O esquema a seguir representa a rua onde Elvira mora.



a. Certo dia Elvira saiu de casa e fez o seguinte trajeto:
foi até o correio mandar uma carta para sua amiga e em seguida foi assistir à missa. Comeu um lanche na padaria após à missa, foi ao banco pagar uma conta e foi buscar sua filha na escola, pararam na praça para tomar um sorvete foram para casa. Quantos metros Elvira andou nesse percurso?

 
R=2.200m
b. Saindo da casa de Elvira, faça o seguinte trajeto sobre a reta numérica: 400 m para a direita, 300 m para a esquerda, 500 m para a direita , 300 m para a esquerda e 100 m para a esquerda. Em que local você parou da reta?


R=praça

6 comentários:

  1. muito legal o blog, exigiu raciocinio e interpretação nas questões propostas.......grupo dos números naturais.

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  2. Gostamos da parte "Situações Problemas" que foram postados, pois despertando a curiosidade e a interpretação dos alunos com relação aos proplemas.

    Ass: Adriana e Rosane do grupo Irracionais

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  3. Gostei das questões, são bem objetivas..

    Alberto San

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  4. Gostei muito da postagem das situações problemas, são claras e ilustradas o que desperta o interesse para as questões. Parabéns pela pesquisa!
    *Bruna*
    números irracionais

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  5. Parabéns pelo blog ,ficou bem legal de fácil compreensão,gostei do exercício nº6.

    *Maria Aparecida*

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  6. Oi pessoal, adorei os exercícios, não são difíceis, mas exigem raciocínio. Parabéns. Deise Lacerda

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